terça-feira, 20 de outubro de 2009

RELATO DE TRABALHO DA CURSISTA CELIDÔNIA

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II
LÍNGUA PORTUGUESA - R
ELATÓRIO

Assunto: TP5 – Coerência e Coesão Textual
CE Maria Izabel Rodrigues Cafeteira
Açailândia - MA
Turma: 2º C - Matutino Ensino Médio
Dia: 07/10/2009
Cursista: Celidonia Germano de Oliveira


A partir de uma frase da capa de uma edição especial da revista Veja (set/2009): “A vida no lugar em que quatro horas de TV custam duas tartarugas”. Começamos um pequeno debate que foi esclarecido com a apresentação completa da capa, onde se destacava a palavra “Amazônia”.

Relacionando os sentidos construídos pela linguagem verbal e não verbal, observando os efeitos de sentido do texto como um todo. Analisou-se cada parte e como ela se articula na unidade textual.

Chegando ao conceito de coerência e coesão textual, onde houve bastante indagações a esse respeito. Muitos queriam entender melhor coesão para tornarem seus textos coerentes.

Distribuí para duplas previamente formadas, cópias do texto “Furnas”.
Analisaram cada parte, debateram para depois fazer o resumo das observações.
Apresentaram com entusiasmo. Foi um trabalho que exigiu muito esforço dos alunos, mas conseguiram realizá-lo superando todas as expectativas.






Um comentário:

  1. É,colega formar leitores e escritores proficientes não é fácil,mas é missão nossa, educadores.Bacana sua oficina,trabalhar a textualidade não é tão simples,continue lançando mão de atividades alternativas como você fez que vai facilitar a apredizagem da turma assim como sua missão!
    Um abraço.

    ResponderExcluir