segunda-feira, 12 de outubro de 2009

RELATÓRIO VI TP4


DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
PROGRAMA DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II -
LÍNGUA PORTUGUESA


RELATÓRIO VI – Sexto Encontro

Assunto: TP4 LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA
Rede Estadual: Unidade Regional de Educação de Açailândia/MA - UREA
Turma: única
Município: Açailândia – MA
Encontro: 19/09/2009 8 horas de estudos
Formadora: Elaine Beatriz Rocha Queiroz Gomes



RETOMADA



-Conforme o combinado inicial do curso, a professora Aline leu seu relatório alusivo ao encontro passado. Esta atividade sempre possibilita uma boa retrospectiva das discussões anteriores e ela escolheu a professora Natércia para ser a relatora deste dia 19.

-Os professores fizeram uma produção textual individual avaliando suas ações e aprendizagens no decorrer dos estudos, que foi recolhida por mim para leitura posterior.

-Discutiram como aspecto positivo o resultado da exibição de “Narradores de Javé” em sala de aula com seus alunos e a utilização do filme no Projeto Cartas. A professora Celidônia relatou o desenvolvimento do projeto “cartas” em sua escola e comentou sobre a sua escolha, o filme “O Carteiro e o Poeta”. A maioria já trabalhou a estrutura da carta, e tipos diversificados: de amor, comercial e outros.


LEITURA COMPARTILHADA



Para a leitura compartilhada desse dia, escolhi o texto “Caso de Secretária” de Carlos Drummond de Andrade, considerando que o trabalho desenvolvido através dele tem tudo a ver com o tema do TP4. Informei aos professores que vivenciariam algumas situações para subsidiar uma maior compreensão sobre os processos envolvidos na leitura. Iniciei a leitura em voz alta fazendo pausas, perguntando o que cada um poderia imaginar o que viria a seguir e falar a respeito de suas respectivas suposições.
Comentei que utilizamos as estratégias de leitura mesmo sem ter consciência disso e que a leitura dirigida do citado texto, tinha a finalidade de evidenciá-las. O cursista foi envolvido em cada pausa e intervenção, criando um clima de suspense. Os educadores explicitavam suas antecipações e inferências sendo levados a perceberem que utilizavam as estratégias durante a leitura. Perceberam ainda que ao lermos mobilizamos muitas de nossas expectativas a respeito de como o texto se organiza e que atribuímos significados ao que lemos, fazendo suposições e deduções, nem sempre apropriadas.
Em seguida, entreguei um texto sobre “Estratégias de Leitura” (concepção, estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação) do PCN em Ação de Alfabetização do MEC/2000, a fim de ampliarem os conhecimentos referentes ao assunto.




UTILIZANDO O TP 4



Inicialmente alertei os cursistas sobre os prazos para a realização das atividades à distância, principalmente na efeticação do projeto “cartas” e que teremos uma avaliação do curso, em novembro, em São Luis. Orientei, na prática, como fazer o comentário no blog e usar o e-mail coletivo (alguns tinham dúvidas como fazer). Os professores comentaram sobre o texto postado por mim no e-mail coletivo “Novos Letramentos: Desafios para a Educação”.

Trabalhamos as unidades 14 e 15 do TP4, dividas em 6 grupos. Cada grupo apresentou sua seção: objetivo, discutindo a idéia do conteúdo, a teoria vinculada à prática em sala de aula, utilizando o próprio TP4, cartaz, transparência e retroprojetor, realizando uma atividade oral com os colegas selecionada previamente pelo grupo.

“O primeiro grupo – U14 Seção 1 Onde está o significado do texto? - abordou questões sobre o processo inferencial; o segundo expôs o tema “Os objetivos de leitura: expectativas e escolhas de textos,” oportunidade em que objetivou mostrar a relação entre o significado da leitura e os diversos textos; o terceiro mostrou como os conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto; já o quarto – U15 comentou “Mergulho no texto”’ de Maria A. cunha, e trabalhou a Seção 1 Por que e para que perguntar, fez a leitura e atividade oral do texto “Admirável mundo louco” para mostrar como é importante, para a leitura dos alunos, a função das várias formas de perguntas; o quinto grupo trabalhou os procedimentos que levam à estrutura do texto; e o sexto mostrou como utilizar procedimentos adequados para que a leitura produza efeito na aprendizagem” Relato da professora cursista Natércia.

Na unidade 16, ”Produção textual – Crenças, teorias e fazeres” enfatizei que a leitura e escrita são aprendizagens procedimentais, o aluno vai aprender ler lendo e escrever escrevendo e que é função da escola planejar ações visando a participação de todos na prática da escrita conforme as funções sociais, para que todos da comunidade escolar tenham oportunidades de transformarem em pessoas participativas, criativas e críticas.
Além disso, é preciso exercitar a escrita, o seu desenvolvimento depende desta prática, a elaboração de sequências didáticas que priorizem a produção de significados que tornam a escrita comunicativa, como as várias sugestões do TP, por exemplo, outras sequências didáticas da revista Nova Escola comentadas pelo grupo.
Fechamos a tarde de estudos discutindo o estilo individual de cada um, na forma de escrever, ser, dizer, falar, se posicionar, vestir, etc., lendo os slides em PowerPoint “O frango atravessou a estrada” e também já antecipando um pouco o tema do próximo encontro.



TRABALHO PESSOAL


1- Realizar a Oficina Avançando na prática da página 124 e 125 do TP3, realizando o relatório conforme o encaminhamento, como se deu essa experiência:
(1) Como você planejou a atividade?
(2) Que dificuldades teóricas encontrou?
(3) Que dificuldades de aplicação encontrou?
(4) Que soluções encontrou para essas dificuldades?
(5) A que resultados positivos você e seus alunos chegaram?
(6) Como você avalia o alcance de seus objetivos?
(7) Você teve oportunidade de discutir essa prática com seus colegas ou com seu coordenador? Como vocês avaliaram os resultados?.

2- Dar continuidade ao projeto “Cartas”.

3- Aplicar uma das oficinas do AAA4 das realizadas e socializadas pelos cursistas no encontro anterior, ou uma outra do mesmo AAA4 a escolha do professor

4- Fazer a lição de casa 1 da página 209 do TP4: escolher um dos Avançando na prática relacionado a leitura e produção de textos, planejar, aplicar e analisar os produtos da intervenção.

5- Fazer a lição de casa 2 da página 211 do TP4: escolher ou o texto Camping da pág. 132 da U15 0u Avançando na prática da U16 pág. 194 e 195.

6- Focalizar os alunos e professor nas fotos adequadamente, organizar as carteiras, a sala, os trabalhos efetivados, enfim o ambiente de trabalho.

7- Ler os relatórios e demais postagens em “nosso” blog e participar fazendo comentários, encaminhando postagens.

Cada atividade (oficina, avançando na prática) propostas como trabalho pessoal, individual, foi lida coletivamente na sala e esclarecidas as dúvidas a fim de evitar dificuldades na aplicação em sala de aula.



AVALIAÇÃO



Esse grupo de cursistas tem realizado excelentes trabalhos tanto no momento presencial, quanto a distância. Muitos solicitaram um prazo maior para a execução das atividades devido às inúmeras atividades realizadas na escola, como: conselho de classe, concursos de redações, projeto do combate a exploração sexual e outros.
Eles não têm dificuldades com os conteúdos e estão interessados em aprender cada vez mais e compartilhar suas experiências e conhecimentos.


APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES PELO GRUPO OU REPRESENTANTE DO GRUPO




G1 - Natércia, Dernete e Socorro. “Onde está o significado do texto?”


G 2 -Aline. “Os objetivos de leitura: expectativas e escolhas do texto”.




G 3 - Evenilda, Rúbia e Dhaiany. “Conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto?


G 4 - Edileusa, Eulália e Clean. Mergulho no texto. “Por que e para que perguntar?”







G 5 - Celidônia, Assis e Doralice. “Como chegar à estrutura do texto?”





G 6 - Alecsandra, Roseny e Hezequias. “Quando queremos aprender”.

Formadora: Elaine Beatriz Rocha Queiroz Gomes




2 comentários:

  1. os conhecimentos adquiridos com o tp4 nos propocionou melhoras bastante significativas nas aulas de leituras,dando indícios de como ajudar o aluno para construção do significado do texto, de motivação à leitura até a comparação crítica do texto, direcionando-o para o desenvolvimento da escrita.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Edileuza, você realmente está por dentro do TP4.
    Evenilda

    ResponderExcluir