terça-feira, 20 de outubro de 2009

RELATO DE TRABALHO PELO CURSISTA RIBAMAR "PROJETO CARTAS"

Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar-GESTAR II
Disciplina: L. Portuguesa Formadora: Elaine Beatriz
Cursista: José Ribamar Santana da Cruz
Escola Estadual Lourenço Galletti.

Relatório da Aplicação da Aula.
Tema: Introdução do Projeto Cartas/filme: Narradores de Javé.

No dia 28 de setembro de 2009, foi aplicada a oficina sobre o filme Narradores de Javé, do curso de formação continuada GESTAR em Língua Portuguesa, nas turmas da 8ª séries “A,” “B” e “C” do Colégio Estadual Lourenço Antônio Gallette, na cidade de Açaiândia, no Estado do Maranhão. Tendo como foco as opiniões dos alunos em relação ao filme e suas verificações sobre os tipos e gêneros textuais vivenciados no filme. Onde aconteceu da seguinte forma:

Exibição do Filme/ Narradores de Javé;
A exibição do filme aconteceu no auditório do Colégio Estadual Lourenço Galletti, reuniram-se várias turmas da escola para assistir o filme, acompanhados de alguns professores, o mesmo foi exibido no telão.
Sinopse do Filme/Narradores de Javé.

O filme relata a história do povoado de Javé, que será submersa pelas águas de uma represa. E a única chance da
cidade não sucumbir, é se possuir um patrimônio histórico de valor científico. Os moradores de Javé se reunem e apontam as histórias que o povo conta como o único patimônio do povoado. Assim, decidem escrever um livro sobre as grandes histórias do Vale do Javé, mas poucos da cidade sabe ler e escrever. O mais esclarecido é o carteiro Antônio Bia, que se torna o resposável por reunir as histórias sobre a origem de Javé. A memória oral do povoado é ilustrada com muito humor e com ares bem nordestino.
http://imeviolao.googlepages.com/filme_narradores_jave.html

Interagindo com o Filme:
Neste item, fizemos algumas perguntas oralmente sobre o filme para os educandos e, eles respondiam também oralmente, dentre esses questionamentos, estavam os aspectos culturais explícitos no filme, qual era a idéia principal do autor, o que filme retratava. Em seguida quais eram os aspectos linguísticos do filme, tipos e gêneros textuais visíveis que aparecem no mesmo.

Professor José Ribamar/ Oficina do Projeto Cartas
Painel de Opiniões.

Na segunda etapa, os alunos reuniram-se em grupos, onde cada um escreveu num papel o que acharam de mais interessantes no filme, em seguida, escolheram a ideia mais viável para expor no painel de opiniões. Sendo que essas opiniões seriam utilizadas posteriormente na roda de conversa em sala de aula para a socialização das idéias.

Alunos da 8ª série A/escrevendo suas opiniões sobre o filme
Painel de Opiniões sobre o Filme/Narradores de Javé

Aluno da 8ª A/escolha opinião dos grupos para a Roda de Conversa.

Aluna da 8ª A/ escolha de opinião dos grupos para a Roda de Conversa

Roda de Conversa
Na Roda de conversa, os alunos tiveram a oportunidade de trocar suas ideias e questionamentos em relação ao filme que assistiram. Concordando ou não com as opiniões dos demais, assim fazendo suas colocações. Foi um discurso muito agradável, onde houve interação e participação de todos, os alunos expuseram suas idéias com clareza e objetividade.

Professor José Ribamar Direcionando a Roda de Conversa

Socialização da Roda de Conversa com os alunos
Produto Final da Oficina/ Produção textual- elaboração de uma carta pessoal.
No Produto final da oficina, nós fizemos um sorteio entre os alunos, onde, o aluno que tirasse o nome do seu colega de turma teria que escrever uma carta pessoal para ele, contando sobre o filme que assistiu. Isso sem ensinarmos a estrutura de uma carta pessoal, isto para fazermos um lavamento prévio da turma, buscando saber se eles, os alunos, fato já sabia escrever uma carta pessoal. Em seguida, nós lemos a carta que cada um escreveu, fazendo as anotações necessárias para trabalharmos logo em seguida a estrutura de uma carta pessoal, diante da atividade de elaboração da correspondência, foi confeccionada uma caixa correio, e a eleição de um carteiro da sala, para que esse fosse o carteiro das correspondências que os alunos escreveram.

Cartas escritas pelos alunos da 8ª A

Cartas escritas pelos alunos da 8ª A

Professor José Ribamar segurando a caixa Correio do amor e da amizade.

Caixa: Correio do Amor e da Amizade.

Alunos da 8ª A com a caixa: Correio do Amor e da Amizade.
Diante do exposto no Relatório, obtivemos vários pontos positivos, a cada oficina que aplicamos, os alunos amadurem ainda mais. Eles participam mais, são mais dinâmicos e criativos, sem falar na interação que acontece entre os mesmos. Os poucos pontos negativos que existem, são superados pelos positivos. Estamos nos preparando para a conclusão desse Projeto tão importante.

Um comentário:

  1. É,professor seus alunos estão mesmo animados e envolvidos com as atividades do Gestar,isso é muito bom visto, que o programa aborda temáticas atuais o que pode ajudá-los no crescimento pessoal e coletivo da turma,pois as oficinas dos TPs e AAAs,assim como as do projeto cartas possibilitam muitas descobertas e consequetemente novas aprendizagens!

    ResponderExcluir