sexta-feira, 11 de setembro de 2009

RELATÓRIO E COMENTÁRIOS DOS CURSISTAS SOBRE O TRABALHO COM BIOGRAFIAS


RELATÓRIO

No dia 07 de agosto de 2009, na escola Centro de Ensino Terezinha de Jesus Coelho Rocha, na turma da 8ª série B (9º ano), composta por 28 alunos, deu-se início a aula de Língua Portuguesa com o conteúdo Biografia.
Primeiro a professora perguntou aos alunos o que era Biografia. Alguns não sabiam, outros relacionaram a biblioteca e a bibliografia, imediatamente a professora falou que biblioteca era um local onde tinha coleção de livros ou documentos para leitura e pesquisa e bibliografia é o estudo dos textos impressos. Aproveitou o ensejo para esclarecer a diferença entre a autobiografia e biografia explicando que a primeira é quando a pessoa fala sobre si própria e usam-se verbos e pronomes em primeira pessoa. Já a biografia alguém escreve a história de outra pessoa e os pronomes e verbos são escritos em terceira pessoa numa sequência cronológica de fatos.
Iniciando o trabalho solicitou que formassem grupos e distribuiu textos com biografias diferentes incluindo a biografia de Carlos Drummond de Andrade do TP3. Após a entrega dos textos, foi realizada a leitura pelos alunos e pela professora que enfatizou que na biografia não importava o tipo de informações fossem expressas. Podem tender mais para o lado pessoal, ou mais para o lado profissional ou mais para as razões de sua escolha, ou mais para a descrição de sua obra. Então, pediu que cada aluno escrevesse a sua biografia.
Todos os alunos mostraram-se satisfeitos, certo ar de contentamento em produzir o texto. A maioria fez e entregou no mesmo dia e os outros rascunharam e pediram para entregar depois por não lembrar de algumas datas e fatos.
Após ter recolhido todos os textos e socializado na turma, foi observado que apenas dois alunos tiveram dificuldades com pronomes e verbos, usando-os em 1ª pessoa, mas os outros foram muito bem. O trabalho foi positivo.

Roseny Brasil de Oliveira

Professora cursista

COMENTÁRIOS

“...foi feita a leitura da biografia do professor, enfatizando para os educandos a necessidade de manter a ordem dos fatos relatados...Na análise das biografias feitas pelos alunos, constata-se que houve uma aprendizagem satisfatória, tendo em vista que os mesmos não conheciam bem o gênero e nunca havia escrito uma biografia.” (Professor cursista Francisco de Assis P. da Silva, turmas 7ª A e 7ª C – CE Prof. Antônio Carlos Beckman).


“...Mas a atividade foi bem aceita, eles se divertiram muito quando se lembravam das coisas que aconteceram nas suas vidas no passado.” (Prof. Cursista José Ribamar Santana da Cruz, 8ª A, B e C – CE Lourenço Antônio Galletti).

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