sexta-feira, 11 de setembro de 2009

DEPOIMENTOS: OFICINA BIOGRAFIA



Trabalhei a biografia com alunos do 8º ano (7ª série), foi muito bom, antes já havia trabalhado a auto biografia, então puderam perceber a diferença entre uma e outra. A dúvida dos alunos era como empregar os verbos, os pronomes, na forma correta. Lemos em voz alta a biografia de Carlos Drummond e de outras personalidades para que eles percebessem as características de um texto biográfico... Trabalhamos o assunto abordando a diferença entre um texto biográfico, um poema e uma notícia, reforçando as características de uma biografia, com o enfoque no cronológico, tempo do nascimento, local, acontecimentos, a narrativa na 1ª pessoa (autobiografia) e na 3ª pessoa (biografia), etc. Os textos biográficos produzidos pelos alunos refletem algumas dificuldades enfrentadas por eles, as mais comuns: a apresentação de erros por interferência da fala na escrita, a organização das ideias para dar unidade de sentido (coesão e coerência), apresenta falhas ortográficas, concordância verbal e nominal, repetição de palavras, dificuldade de organizar o texto... Mesmo com as dificuldades diagnosticadas nos textos produzidos pelos alunos, o resultado foi muito positivo, um bom número de alunos produziu textos biográficos bastante interessantes.”(Professora Rúbia Novakoski – CE Lourenço Antônio Galletti).


Abaixo a biografia exatamente como produzida por uma aluna. Os nomes verdadeiros foram substituídos.

BIOGRAFIA DE UMA ALUNA DA PROFESSORA RÚBIA

“Ana Maria de Oliveira Rocha, nasceu em Açailândia no dia 04 de julho de 1996, filha de João Rocha e Maria de Oliveira Rocha.
Estuda a 7ª série do ensino fundamental no CE Lourenço Antônio Galletti, pretende se formar em medicina na área de ortopediatria ou engenharia florestal.

Gosta de natureza, passear, estudar e se divertir com os amigos. Teve uma infância cheia de aventuras e brincadeiras, e se orgulha muito de seus pais por ter lhe ensinado a viver e trabalhar. É uma menina super extrovertida, mais sabe quando é hora de falar e fazer as coisas no sério.”


Apesar de trocar o “mas”por “mais”, é possível perceber neste texto que a aluna apresenta as informações organizadas em uma sequência de parágrafos, que citam aspectos de sua vida, tende para o lado pessoal e familiar e suas escolhas, identifica ainda o nome, data e local de nascimento, narra os fatos de forma cronológica, enfim se apropriou na produção textual do gênero biografia.

Formadora: Elaine Beatriz Rocha Queiroz Gomes

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