sexta-feira, 11 de setembro de 2009

OFICINAS DA UNIDADE 09 AAA3

OFICINAS REALIZADAS


Após a elaboração das oito oficinas da unidade 9 do AAA3, socialização e aplicação, a escolha dos professores, em suas respectivas salas de aula selecionamos alguns resultados:

“...Comecei perguntando se eles sabiam o que era gênero textual? Mostrando a importância do trabalho com Gênero textual no processo de letramento. A aula 1 e 2 foram colocadas em transparências, foram distribuídos jornais e revistas, os alunos encontraram anúncios, propagandas, classificados e poesias para melhor compreensão do assunto abordado. No início surgiram muitas dúvidas, após os estudos produziram propagandas, diário, compartilhando as produções com os colegas. O trabalho foi muito interessante.” Prof. cursista Hezequias.

“De início surgiram muitas dúvidas e dificuldades de compreensão. Depois de explicações e debates sobre os textos apresentados, os alunos compreenderam o sentido dos anúncios e qual a diferença da propaganda e da publicidade. Para finalizar dividi a sala em grupo de quatro alunos, cada grupo produziu um anúncio, uma propaganda, uma publicidade, e escreveram páginas de diário contando o que aconteceu no final de semana...
Ao término das atividades, considero que o resultado correspondeu parcialmente quanto ao objetivo desejado. Na oralidade foi bem mais fácil, porém, na escrita às vezes aparecem inúmeras dificuldades no que se referem à ortografia, concordância e até mesmo pontuação. Mas foi muito proveitosas as aulas, tendo em vista o envolvimento e comprometimento dos alunos.”Profa. Rúbia.

“...gêneros textuais do intuitivo ao sistematizado. Trabalhou-se o conhecimento prévio dos alunos...demonstraram o conhecimento de alguns gêneros primários intuitivamente. Foi apresentado cartazes com carta pessoal, bilhetes, diários, propagandas e anúncios, com suas particularidades...foram distribuídos textos para que os mesmos identificassem o gênero textual e respondessem uma atividade escrita... Ao final da primeira oficina constatou-se que o desempenho dos alunos foi satisfatório, pois os mesmos ampliaram a capacidade de identificar o objetivo da comunicação, que os gêneros textuais são ilimitados nas diversas situações de interação social” Prof. Francisco de Assis.

“Aula 2 , página 20 do AAA3.Foi distribuído para os alunos o texto “Essas meninas” de Carlos Drummond de Andrade. Fizeram a leitura do texto, em seguida a socialização alunos/professora. Não tiveram dificuldades em responder as questões como tema, idéia central, personagens, porém tiveram dúvidas se o texto era real ou fictício e a que gênero pertencia. Só apropriaram deste conhecimento – diferenciar um texto real do texto fictício que aborda tema da realidade - após muitas discussões. A professora expôs imagens pesquisadas na Internet de adolescentes grávidas e outra se prostituindo, pediu que descrevessem oralmente as imagens e fizessem relação com o texto de Drummond. Não tiveram dificuldades nesta etapa. Por fim produziram textos de ficção revelando um ato de violência.”Profa. Edileusa.


“Abordamos o tema: Caracterização de anúncios. O professor mostrou modelos de anúncios de revistas, jornais e o modelo do AAA3 do aluno. Discutimos as peculiaridades, características, verbos, e outras informações. Os alunos apresentaram dificuldades para compreender e interpretar as perguntas e começar a elaborar um anúncio a partir das idéias da atividade, o professor reforçou as explicações. Eles conseguiram produzir os textos e disseram gostar muito desse tipo de atividade”Prof. José Ribamar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário