domingo, 23 de agosto de 2009

SEGUNDO ENCONTRO

DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
PROGRAMA DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA


RELATÓRIO II – Segundo Encontro

Assunto: Gestar II
Rede Estadual: Unidade Regional de Educação de Açailândia/MA - UREA
Turma: única
Município: Açailândia – MA
Encontro: 01/ 09/2009 8 horas de estudos
Formadora: Elaine Beatriz Rocha Queiroz Gomes


DIA GRANDE, MAS PRODUTIVO

Compartilhamos a leitura das biografias de professores cursistas, memoriais e o relatório referente ao encontro anterior realizados. Discutimos a estrutura e composição organizacional de cada um, como o uso dos verbos e pronomes na 3ª pessoa, ordem cronológica dos acontecimentos, as informações expressas para o lado pessoal ou mais para o profissional, filiação nas biografias, no gênero memorial a discriminação com muitos pormenores sobre as experiências de leitura de cada um da séries iniciais até os dias de hoje, nesses textos foi possível observar que muitos tiveram a oportunidade de ler somente na escola. O relatório elaborado e lido pela cursista Daiane, viabilizou a retomada importante e reflexiva sobre os acontecimentos do encontro anterior.

Utilizamos a estratégia da caixa de música (a caixa com perguntas, textos, atividades recortados e colados em papel dupla face, roda ao som de uma música acelerada, quando o professor para a música, quem estiver com a caixa, tira uma questão e socializa, pode pedir ajuda se precisar) para a turma responder as questões previamente planejadas referentes aos conteúdos apresentados na seção da Unidade 10 do TP3 Trabalhando com gêneros textuais – gênero literário e não literário. Ouvimos em CD e discutimos as questões propostas sobre o texto “José” de Carlos Drummond – estrofe, ritmo, rima, métrica, as repetições/musicalidade, função poética; os professores puderam confirmar concepções como gêneros textuais ou gêneros discursivos, características da linguagem poética, finalidade do gênero literário, texto literário e não literário; análise coletiva do texto “Lavadeiras de Moçoró”- Carlos D. de Andrade; Identificar gênero, temática, finalidade, leitores dos textos: “Frentista paga a conta”, “Máquina de costura”, “Belo belo minha bela”, “Touro”, além das discussões do texto “Atividade industrial e espaço geográfico”. Todos estes textos estão inseridos no TP3. Os professores elogiaram a estratégia utilizada, pois ela proporciona o estudo e a aprendizagem de forma prazerosa, além de possibilitar a participação de todo o grupo.

Através dos slides em powerpoint, estudamos o gênero poético; realizamos leituras em forma de jogral; analisamos “O operário em construção” de Vinícius de Morais, ouvimos a música ‘Construção’ de Chico Buarque trabalhamos este texto fazendo um paralelo com a tela “Acidente de trabalho” de Sigaud. Os professores cursistas colocaram sobre a importância de trabalhar esse material com os alunos, - as palavras, explorando a sonoridade, as significações, as imagens sonoras e poéticas pois constituem as marcas do gênero poético, envolvem o leitor. Destacaram a beleza do texto de Chico, o jogo de palavras utilizadas – as proparoxítonas – comparando com a demora da construção de um prédio, a comparação do homem a máquina e outras várias colocações. Citaram ainda Zé Geraldo, cantor mineiro que também tem uma música com tema semelhante. Enfim o texto literário se caracteriza pela exploração de imagens que as palavras podem criar e pela finalidade de proporcionar prazer aos leitores ouvintes. Estudo extremamente enriquecedor que favoreceu a ampliação dos conhecimentos dos docentes e dos alunos na ponta/sala de aula.

Também, em slides powerpoint, estudamos sobre o gênero cordel, analisamos imagens retiradas da Internet, o tipo predominante dessas imagens, realizamos leituras de textos em cordel.

Falamos sobre o projeto didático que teremos que desenvolver e aplicar como também sobre sua carga horária e organização conforme orientações no Guia Geral do Gestar II, página 51. Nesta discussão vários temas/gêneros, foram levantados para realização do projeto coletivo: poemas, lixo, cordel, folclore, cartas, etc. Decidindo a turma pelo tema “Cartas”. Os professores foram divididos em quatro grupos para elaboração extra-classe, do pré-projeto e posterior socialização e unificação do mesmo, considerando a opção da turma.

Os professores trabalharam em grupos; cada grupo ficou com duas oficinas, a oficina 1 da unidade 9 e 1 da unidade 10; outro com a oficina 2 da unidade 9 e a 2 da unidade 10, assim sucessivamente. Executaram as oficinas e planejaram a possibilidade de realizar na sala de aula com os alunos na escola. Socializamos as 16 oficinas das citadas unidades, apresentadas pelos grupos, promovendo intervenções e sugestões quando necessário.

Como trabalho pessoal cada cursista irá aplicar em sala a oficina Biografia do TP3, uma oficina à escolha dele da unidade 9 e outra da unidade 10 do AAA3. Além da aplicação deverá registrar o planejamento, as dificuldades de aplicação, os resultados positivos, o alcance do objetivo e principalmente a aprendizagem dos alunos.

Terminamos o dia com a certeza de que todas essas discussões são válidas para melhorarmos nossas ações como professores. Infelizmente o tempo sugerido para o curso é pequeno para explorarmos presencialmente as riquezas proporcionadas nos TPS e AAAS.

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