domingo, 23 de agosto de 2009

MEMORIAL

PROGRAMA GESTÃO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II
LÍNGUA PORTUGUESA

MEMORIAL
ELAINE BEATRIZ


Filha de normalista acompanhava minha mãe professora, todos os dias, para a sala de aula multisseriada, na zona rural, onde residíamos.
A sala de aula era dividida. Alunos da 1ª e 2ª séries de um lado da sala virados para a lousa; os de 3ª e 4ª séries se posicionavam ao contrário de frente à outra lousa.
A professora explicava os assuntos para um grupo enquanto o outro realizava atividades, e vice versa. Lia histórias para todos os estudantes simultaneamente, lembro bem da Cinderela, Três porquinhos, Fábulas de Esopo, neste livro, eu amava as cores, a encadernação, a capa dura, com as folhas plastificadas. O que mais chamava a atenção era a voz que ela dava aos personagens criando expectativas nos seus ouvintes.
Aos cincos anos fui para a cidade de Teófilo-Otoni/MG fazer uma cirurgia. Ao caminhar pela cidade lia as placas das lojas Casas Pernambucanas, Dragão Calçado e outras. Minha mãe ficou encantada, não acreditando que eu já sabia ler pegou um jornal e mostrava as palavras. Eu lia tudo.
Então foi uma festa, minha tia, que era professora também naquela cidade, me perguntou como eu aprendi a ler. Logo respondi: Isto é fácil, o difícil é fazer uma azito, tenho que fazer uma bolinha e puxar a pernita. E este fato tornou-se “piada” de família até os dias de hoje.
Sempre tive um respeito muito grande por todos os meus professores, sempre gostei de ler e estudar. Os conteúdos de Literatura bem como a leitura dos clássicos no ensino médio foram importantes para minha formação, talvez por isso também resolvi ser estudante do curso de Letras.
Era de extrema importância às aulas de OSPB. Solicitado pelo professor cada aluno lia durante as aulas textos selecionados individualmente das revistas Isto é, Veja, do jornal A Gazeta/ES, e outros. Ele sorteava o estudante pelo número da chamada, para ler e comentar o texto selecionado e lido anteriormente.
Considerava sem importância para mim enquanto estudante do ensino médio, o conteúdo de Matemática PA: Progressão Aritmética e PG: Progressão Geométrica. Atualmente continuo pensando o mesmo a respeito, pois nunca precisei utilizá-lo na minha vida.
A leitura que marcou este período foi a obra Dom Casmurro de Machado de Assis, considerando o trabalho realizado pelo professor, um júri simulado, com Capitu no banco dos réus, por crime de adultério.
No decorrer dos estudos no curso superior, foi o período em que mais li na escola. José de Alencar, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Carlos Drummond, Eça de Queiroz e inúmeros outros da Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa, como também Bechara, Mário Perini, Celso Luft ...
Tinha professores capacitados e aulas de qualidade.
A leitura que marcou a época foi solicitada pela professora de Literatura Inglesa O morro dos ventos uivantes, pela história emocionante e de difícil leitura por estar escrita toda em inglês.
Atualmente continuo sendo uma grande leitora, porém essas leituras estão muito direcionadas as necessidades do trabalho. Li recentemente Os melhores contos/ poemas/ crônicas brasileiros do século e muito sobre tecnologias da informação e comunicação, em especial sobre blogs.



Açailândia, 02 março de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário