domingo, 16 de agosto de 2009

RELATÓRIO I

DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
PROGRAMA DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA


RELATÓRIO I

Assunto: Gestar II
Rede Estadual: Unidade Regional de Educação de Açailândia/MA - UREA
Turma: única
Município: Açailândia – MA
Encontro: 30/06/2009 8 horas de estudos


Aula Inaugural

Manhã de Expectativas


A aula inaugural do Gestar II Língua Portuguesa pela rede estadual de ensino, aconteceu no Centro de Ensino Lourenço Antônio Gallettti, no dia 30 de junho de 2009, com início às 8 horas. Contamos com a presença da Gestora de Educação da URE - Maria Luiza Oliveira Vieira, Diretora de Educação da URE - Ivanete Carvalho da Silva, Vice-prefeito - Antônio Erismar de Castro, Secretário Municipal de Educação de Açailândia - Sergiomar de Assis, SME de Cidelândia - Gilvan Ferreira, Assessor Técnico da SME de Itinga - Joás, vereadores de Açailândia - Márcio Aníbal e Marcos Aurélio, coordenadores e técnicos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de Açailândia e desta URE, diretores dentre outros.

Foram cantados o Hino Nacional e o Hino de Açailândia. Posteriormente a Gestora e Diretora de Educação desejaram bons estudos para todos, falaram sobre a importância da formação continuada, a adesão ao programa de formação e benefícios para a educação através do mesmo dentre outros aspectos. Fizeram uso da palavra também, os vereadores e vice-prefeito presentes.

Em seguida apresentamos o vídeo “Desafios da Formação de Professores”, da TV Escola, uma entrevista com a professora Bernadetti Gatti que aborda o papel da escola, e os principais desafios da formação de professores, como: enfatizar o sentido sociocultural dos conhecimentos, definir um papel profissional claro, formar formadores de professor, integrar as áreas de conteúdo e outros. Este vídeo gerou muitas colocações interessantes relativas à formação inicial dos educadores nas universidades e a prática em sala de aula, o que possibilitou a ênfase sobre o aspecto extremamente positivo do Gestar II que é vincular teoria e prática e vice versa.

A formadora do programa, Elaine Beatriz Rocha Queiroz Gomes, realizou uma exposição através de slides em Power Point sobre o Programa: O que é o Gestar II, objetivos e os objetivos do Gestar Língua Portuguesa, atores do programa, parceiros, organização – carga horária do curso, materiais de ensino-aprendizagem, estrutura dos TPs e dos AAAs, especificidades, certificação, avaliação, cronograma local. À medida que surgiam dúvidas, questionamentos, eles eram esclarecidoss de forma satisfatória.

De um jeito bastante informal, foram apresentados textos diversificados: 1. leitura da fábula A formiga boa de Monteiro Lobato e da 2. Fábula, com personagens virtuais, de Sérgio Caparelli, 3. declamação do poema Motivo de Cecília Meireles, 4. Informativo sobre a Lei 10.639/2003 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo a temática “História e Cultura Afro-brasileira”, 5. música Asa Branca de Luís Gonzaga, tocada em sanfona e cantada por todos e 6. poema em estrofes e versos rimados fechando o momento cultural. Cada apresentação, realizada por uma educadora diferente foi intercalada por uma cantiga de roda com a participação da plateia: Ai, Eu Entrei na Roda, Onde está a Margarida, Peixe Vivo, O Meu Boi Morreu, Ciranda Cirandinha. Os cursistas identificavam o gênero textual após cada texto apresentado

Todos os professores cursistas receberam uma pasta contendo uma camiseta, o folder explicativo referente o Gestar II Língua Portuguesa, o cronograma do curso que acontecerá em 15 encontros de 8 horas cada, o TP3 e AAAs3 versão do aluno e versão do professor e Guia Geral.

Ainda foi servido um lanche de qualidade, no final dos trabalhos, que foi muito bem apreciado por todos.

A aula inaugural foi realmente um sucesso!




Tarde de Estudos

No espaço exclusivo para o Gestar II, proporcionado pela Secretaria Municipal de Educação, estão sendo realizados também os encontros da Rede Estadual. Espaço adequado, limpo, com bebedouro, banheiro, ar condicionado e ventilador, mesas e cadeiras propícias para desenvolver trabalhos em grupo, além dos recursos tecnológicos necessários como: data show, computador, quadro e outros.

Iniciamos os estudos da tarde com uma breve apresentação dos cursistas e em seguida da formadora. Fizemos a leitura compartilhada do texto “A moça tecelã”de Marina Colasanti que produziu vários comentários interessantes além das minhas intervenções, como: a beleza do texto, concepção do termo tecer, tecer o texto e tecer a vida, destecer, entrelaçar e trançar as palavras, as figuras de linguagem, a coesão e coerência, a comparação com o “Tecendo a manhã”de João Cabral, etc, momento muito enriquecedor.

Manuseamos o TP3 e AAAs3, as unidades, as seções, atividades e oficinas para conhecerem o material de estudo. Discutimos sobre o papel do formador como articulador dos estudos, administrador do tempo, organizador dos grupos de trabalhos, responsável pela promoção do debate, das sínteses das idéias e outras ações.

Para o levantamento dos conhecimentos prévios referentes ao assunto gêneros textuais, distribuí pequenos cartazes para as duplas identificarem o gênero do texto, tema, finalidade, leitores e outras informações que achassem importante. Esta atividade possibilitou identificar que a maioria reconhecia o gênero apresentado, como também alguns confundiam gênero e tipo textual. Assistimos ao vídeo: “Gêneros Textuais”- Youtube - a fim de ampliar esse conhecimento.

“Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado” de Maria Luiza Coroa, gerou mais discussões sobre o tema e novas aprendizagens. Fizemos o estudo da Seção um utilizando o data show, as imagens (pessoas trabalhando), textos (Biografia de Carlos Drummond, a receita e propaganda) e atividades do TP (em pdf). Os cursistas foram divididos em grupos para realização das demais atividades propostas na Unidade 9. Compreenderam o que é competência sociocomunicativa vinculando a anedota apresentada no material; a diferença entre práticas sociais e práticas discursivas; fizeram a oficina “o jogo na sala de aula”p.31, produziram uma nova receita; colocaram em cartaz as ideias principais do texto “Gêneros textuais: definição e funcionalidade” de Marcuschi. Além disso trabalhamos em power point as questões sobre este texto de referência, proporcionando uma discussão sobre gêneros que envolvem as novas tecnologias da informação e comunicação como chat, orkut, msn que os alunos dominam bem.

Trabalho Pessoal

Encaminhamento das seguintes atividades:
1- Produção da biografia pelo cursista e aplicação da oficina em sala de aula;
2- Produção do Memorial (de leitura) seguindo o roteiro;
3- Preenchimento da ficha do cursista;
4- Relatório do dia pela professora Daiane.


Avaliação pelos professores em palavras: interessante, qualidade, ótimo, enriquecedor, inteligente, diferente, conhecimentos, diferenciado, material rico,etc.
Elaine Beatriz, 30 de junho de 2009

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