segunda-feira, 22 de março de 2010

LI, RELI,INDICO

A HORA DA ESTRELA NO CINEMA


Gênero: Drama

Duração: 96min

Origem: Brasil

Estúdio: Raiz Produções Cinematográficas

Direção:
Suzana Amaral

Roteiro:
Clarice Lispector, Suzana Amaral, Alfredo Oroz

Produção:
Assunção Hernandes


A HORA DA ESTRELA

CLARICE LISPECTOR



A obra “A hora da estrela” de Clarice Lispector é uma narrativa que está estruturada a partir de um autor narrador personagem que fala dele mesmo e de um narrador onisciente que relata a história de Macabéa, de caráter mais objetiva, situando a personagem em seus hábitos, seu espaço social, seu ideário romântico.

Registra a vida “rala”, “fraca” dela, a história de uma nordestina que mora no Rio de Janeiro, trabalha como datilógrafa e leva uma vida sem grandes expectativas. Ela apresenta um vocabulário restrito e cultura fragmentada. Ele, o narrador utiliza um estilo simples, uma forma tradicional para escrever e fala sobre isto no início do livro.

Uma história com início, meio e fim, triste, melancólica que encerra com a morte de Macabéa, num momento de estrelato, “pois na hora da morte a pessoa se torna brilhante estrela de cinema, é o instante de glória de cada um, e é quando como no canto coral se ouvem agudos sibilantes”.

Clarice Lispector faz parte da terceira fase modernista brasileira, com o fluxo de consciência, com a linguagem; transita pelo plano metafísico (indagações existenciais), pelo inconsciente, pela autoanálise com projeções da filosofia existencialista.

Esta obra lembra/intertextualidade o conto “A Cartomante” da fase realista de Machado de Assis. Onde a personagem também não tem um final feliz após consultar a cartomante.



LETRAMENTO VISUAL

Despedida carinhosa - Carol cheia de charme


Cursistas do Gestar II - Rede Estadual/Açailândia
PORTFÓLIOS DOS FORMADORES E CURSISTAS













ENCONTRO FINAL EM SÃO LUÍS - MARÇO 2010

ELAINE APRESENTA PORTFÓLIO


A;CAILÂNDIA MARCA PRESENÇA - Fátima,Elaine, Eulália, Neiva e Karla

Exibição do vídeo da turma de Elaine Beatriz e autoavaliação da mesma


Portfólio



Lindo painel do CE Lourenço Galletti




quinta-feira, 11 de março de 2010

ALGUNS LANCES EM IMAGENS

FINALIZANDO O ÚLTIMO TP (2)

Açailândia - MA
Açailândia - MA

NOSSA BELÍSSIMA E INTELIGENTE FORMADORA

Caroline Rodrigues



2o ENCONTRO EM SÃO LUÍS - MA
2009



ÚLTIMO ENCONTRO EM SÃO LUÍS - MA
MARÇO 2010

Turma da Carol




AUTOAVALIAÇÃO

GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA
FORMADORA: ELAINE BEATRIZ ROCHA QUEIROZ GOMES



QUESTÃO PROPOSTA

Autoavaliação que contemple os tópicos meu empenho, minha participação, minha aprendizagem (meu conhecimento inicial > meu conhecimento atual). Essa autoavaliação é imprescindível no momento da apresentação.



MEU EMPENHO

Desde o início, no primeiro encontro de formação do Gestar II Língua Portuguesa me empenhei o máximo em realizar as atividades propostas e essencialmente em buscar através da pesquisa e estudos subsídios para potencializar as discussões, os materiais, os textos e outros para trabalhar com a turma de professores cursistas.
Elaborei e organizei slides, sessão cinema, leituras, palestra, textos, atividades, etc. a fim de enriquecer as ações em sala de estudo. Também acompanhei as turmas dos alunos nas respectivas salas de aula em seus municípios.

MINHA PARTICIPAÇÃO

Estive em todos os encontros de formação em São Luís, realizei a leitura de todos os TPs como também as atividades propostas pela formadora Caroline Rodrigues, além de construir o blog do curso, e-mail coletivo da turma de cursistas, orientação e acompanhamento para execução do projeto didático Cartas, portfólio escrito, construção do banner, painel de fotos dos cursistas, providências de equipamentos como datashow, notebook, caixa de som, espaço físico, até o cafezinho a fim de acolher bem o professor.


MINHA APRENDIZAGEM (CONHECIMENTO INICIAL E CONHECIMENTO ATUAL)

Já tinha experiência em trabalhar com formação de professores, como os PCNs em Ação, PROFA, Pró-letramento (do MEC) e PROFAP – Programa de Formação de Professores de 5ª a a8a série (SME de Açailândia), porém o Gestar II Língua Portuguesa foi muito especial. Aprendi bastante, principalmente em relação ao trabalho da disciplina de forma agradável, rica e prazerosa. As oficinas extremamente elaboradas, sempre com um tema em cada TP, vinculado ao assunto da unidade e bem casado com o objetivo favoreceu significativamente para ampliar minha percepção da prática educacional referente a interdisciplinaridade.
O Gestar II proporcionou para mim várias reflexões e muitos desafios em relação ao papel do professor de Língua Portuguesa a partir de minhas vivências e das experiências individuais dos meus colegas professores cursistas.

Analisando os resultados obtidos no presente curso, chego à conclusão:
- Que é preciso cada vez mais discutir o ensino da leitura e da escrita como atividades permanentes para todas áreas do conhecimento e disciplinas escolares e que todos da escola assumam o papel de mediadores desses dois aspectos.
- A motivação, participação, contribuição dos cursistas motivaram os encontros, estudos de todos, criando um clima de confiança, parceria, numa relação que facilitou as aprendizagens dos conteúdos do Gestar e isto é possível comprovar na manifestação das atividades realizadas com os alunos em cada escola e portfólios dos cursistas.
- Que a postura da formadora Caroline Rodrigues em ouvir, direcionar discussões, sistematizar os conhecimentos, dar suporte com materiais, dicas, incentivou e contribuiu para cada formador dar continuidade na sua construção autônoma de fazer acontecer a formação continuada que ficou responsável.