segunda-feira, 22 de março de 2010

LI, RELI,INDICO

A HORA DA ESTRELA NO CINEMA


Gênero: Drama

Duração: 96min

Origem: Brasil

Estúdio: Raiz Produções Cinematográficas

Direção:
Suzana Amaral

Roteiro:
Clarice Lispector, Suzana Amaral, Alfredo Oroz

Produção:
Assunção Hernandes


A HORA DA ESTRELA

CLARICE LISPECTOR



A obra “A hora da estrela” de Clarice Lispector é uma narrativa que está estruturada a partir de um autor narrador personagem que fala dele mesmo e de um narrador onisciente que relata a história de Macabéa, de caráter mais objetiva, situando a personagem em seus hábitos, seu espaço social, seu ideário romântico.

Registra a vida “rala”, “fraca” dela, a história de uma nordestina que mora no Rio de Janeiro, trabalha como datilógrafa e leva uma vida sem grandes expectativas. Ela apresenta um vocabulário restrito e cultura fragmentada. Ele, o narrador utiliza um estilo simples, uma forma tradicional para escrever e fala sobre isto no início do livro.

Uma história com início, meio e fim, triste, melancólica que encerra com a morte de Macabéa, num momento de estrelato, “pois na hora da morte a pessoa se torna brilhante estrela de cinema, é o instante de glória de cada um, e é quando como no canto coral se ouvem agudos sibilantes”.

Clarice Lispector faz parte da terceira fase modernista brasileira, com o fluxo de consciência, com a linguagem; transita pelo plano metafísico (indagações existenciais), pelo inconsciente, pela autoanálise com projeções da filosofia existencialista.

Esta obra lembra/intertextualidade o conto “A Cartomante” da fase realista de Machado de Assis. Onde a personagem também não tem um final feliz após consultar a cartomante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário