quinta-feira, 11 de março de 2010

AUTOAVALIAÇÃO

GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA
FORMADORA: ELAINE BEATRIZ ROCHA QUEIROZ GOMES



QUESTÃO PROPOSTA

Autoavaliação que contemple os tópicos meu empenho, minha participação, minha aprendizagem (meu conhecimento inicial > meu conhecimento atual). Essa autoavaliação é imprescindível no momento da apresentação.



MEU EMPENHO

Desde o início, no primeiro encontro de formação do Gestar II Língua Portuguesa me empenhei o máximo em realizar as atividades propostas e essencialmente em buscar através da pesquisa e estudos subsídios para potencializar as discussões, os materiais, os textos e outros para trabalhar com a turma de professores cursistas.
Elaborei e organizei slides, sessão cinema, leituras, palestra, textos, atividades, etc. a fim de enriquecer as ações em sala de estudo. Também acompanhei as turmas dos alunos nas respectivas salas de aula em seus municípios.

MINHA PARTICIPAÇÃO

Estive em todos os encontros de formação em São Luís, realizei a leitura de todos os TPs como também as atividades propostas pela formadora Caroline Rodrigues, além de construir o blog do curso, e-mail coletivo da turma de cursistas, orientação e acompanhamento para execução do projeto didático Cartas, portfólio escrito, construção do banner, painel de fotos dos cursistas, providências de equipamentos como datashow, notebook, caixa de som, espaço físico, até o cafezinho a fim de acolher bem o professor.


MINHA APRENDIZAGEM (CONHECIMENTO INICIAL E CONHECIMENTO ATUAL)

Já tinha experiência em trabalhar com formação de professores, como os PCNs em Ação, PROFA, Pró-letramento (do MEC) e PROFAP – Programa de Formação de Professores de 5ª a a8a série (SME de Açailândia), porém o Gestar II Língua Portuguesa foi muito especial. Aprendi bastante, principalmente em relação ao trabalho da disciplina de forma agradável, rica e prazerosa. As oficinas extremamente elaboradas, sempre com um tema em cada TP, vinculado ao assunto da unidade e bem casado com o objetivo favoreceu significativamente para ampliar minha percepção da prática educacional referente a interdisciplinaridade.
O Gestar II proporcionou para mim várias reflexões e muitos desafios em relação ao papel do professor de Língua Portuguesa a partir de minhas vivências e das experiências individuais dos meus colegas professores cursistas.

Analisando os resultados obtidos no presente curso, chego à conclusão:
- Que é preciso cada vez mais discutir o ensino da leitura e da escrita como atividades permanentes para todas áreas do conhecimento e disciplinas escolares e que todos da escola assumam o papel de mediadores desses dois aspectos.
- A motivação, participação, contribuição dos cursistas motivaram os encontros, estudos de todos, criando um clima de confiança, parceria, numa relação que facilitou as aprendizagens dos conteúdos do Gestar e isto é possível comprovar na manifestação das atividades realizadas com os alunos em cada escola e portfólios dos cursistas.
- Que a postura da formadora Caroline Rodrigues em ouvir, direcionar discussões, sistematizar os conhecimentos, dar suporte com materiais, dicas, incentivou e contribuiu para cada formador dar continuidade na sua construção autônoma de fazer acontecer a formação continuada que ficou responsável.

5 comentários:

  1. Venho através deste instrumento de comunicação,corroborar tudo o que foi dito pela formadora Elaine Beatriz.Que a mesma continue sendo essa pessoa maravilhosa,sincera e sinônimo de competência.
    Francisco de Assis Pereira da Silva

    ResponderExcluir
  2. Estou muito contente de ter participado dessa formação,com essa turma, com a formadora Elaine Beatriz que dispensa comentários quanto à sua dedicação, compromisso e competência e, em especial com os colegas do CELAG LOURENÇO GALLETTI,cenário de muitas descobertas, desafios, alegrias...Enfim, valeu e muuuuuiiittoo!!!!!!!!!!!!!!!Abraço carinhoso a todos.EVENILDA

    ResponderExcluir
  3. Querida Elaine (Lai)
    Lai,estou muito orgulhoso de poder estar aqui neste blog, te desejando toda felicidade, realmente voce é uma Profissional Exemplar e que a Educacão do País deveria aproveitá-la para se projetista no Ministério da Educacão, sou ex aluno desta guerreira, mulher das letras, äquela a quem devo boa parte de minha formacão e vida Profissional, Sou Professor do Estado de Rondönia, Assessor do Governador do Estado e estudei MAGISTÉRIO no Estado do Espírito Santo com esta fantástica Professora.
    Lendo este Blog, além da revista que ela me presenteou em janeiro passado, realmente continua a mesma, aquela a quem todos queriam ter como Professora ou formadora. dedicacão, compromisso, clareza, e personalidade é com esta estimada Professora.
    Querida, que Deus continue te abencoando e capacitando que voce continue a espalhar sua inteligencia para todos para que haja realmente a inclusão de novas atividades no dia-a-dia da sala de aula.O professor deve perceber que educar vai além de tirar cópias de atividades dos livros didáticos. Atividades descontextualizadas, com palavras soltas não são a melhor opção para os dias de hoje. Já foram um dia, mas não mais... e em tempos não muito distante voce já inovava em sala de aula, percebiamos como alunos que voce fazia o diferencial. Parabén mas uma vez.
    Seu amigo, Ex aluno e agora colega de Profissão:
    Prof. Esp. José Carlos Paim
    Porto Velho-RO.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei extremamente feliz em te encontrar aqui.
    Obrigada por palavras tâo carinhosas.
    Beijos,
    Elaine Beatriz

    ResponderExcluir
  5. Olá Evenilda, Olá Francisco!

    Vocês são colegas professores exemplares! Nossa formação deu certo pelo fato de termos educadores também comprometidos e competentes, a turma muito boa, proporcionou ampliarmos e muito nossos conhecimentos coletivamente.
    Até breve...Muitos beijos...
    Elaine Beatriz

    ResponderExcluir