terça-feira, 15 de junho de 2010

RELATÓRIO XV – Décimo Quinto Encontro

RELATÓRIO XV – Décimo Quinto Encontro

Assunto: Socialização das Atividades do TP1 e TP2
Rede Estadual: Unidade Regional de Educação de Açailândia/MA - UREATurma: únicaMunicípio: Açailândia – MAEncontro: 18 de maio de 2010 - 8 horas de estudosFormadora: Elaine Beatriz Rocha Queiroz Gomes


INTRODUÇÃO


Num primeiro momento gostaria de dizer por que demoramos em retomar este último relato do Gestar II - Língua Portuguesa. Concluímos os estudos dos TPS em 10 de fevereiro. A maioria dos professores cursistas voltou para a sala de aula no final de abril. Tivemos concurso público, seletivo meritório, seletivo por currículo e reforma na escola com o maior número de cursistas do Gestar.

Mas não perdemos tempo. Encaminhamos as seguintes atividades, abaixo especificadas, para serem realizadas na prática com os alunos à medida que os professores foram assumindo suas respectivas turmas.


ATIVIDADES SUGERIDAS PELA FORMADORA

TP1 – Linguagem e Cultura.
1- AVANÇANDO NA PRÁTICA: página 36 a 40.
Aplicar a atividade conforme orientação do TP1, não perdendo de vista os objetivos, como: relacionar língua e cultura, identificar os principais dialetos e os principais registros do Português. Se necessário, reler a Unidade1 – Variantes linguísticas: dialetos e registros (página 13 a 41).

Após a realização da atividade com seus alunos, faça por escrito (se possível levar digitado em pen drive) o relato: o que deu certo; o que não funcionou; a reação dos alunos; os objetivos alcançados; a leitura e a escrita e outros aspectos que considerar relevante.

No próximo encontro estaremos discutindo as experiências desta ação, com nossos colegas.

2- OFICINA
Realizar a oficina 2, que reporta a Unidade 4 – “A intertextualidade” – pág.133 a 152.
A oficina 2 propõe uma retomada das questões da prática pedagógica, a partir dos dois últimos conteúdos do TP1: Unidade 3 “O texto como centro das experiências no ensino da língua” e Unidade 4 “Intertextuaidade”.

Objetivos da Oficina:
- Rever e sistematizar as informações essenciais em torno do uso do texto no ensino da língua (incluindo a intertextualidade).
- Avaliar a prática docente, com relação a atividades ligadas à leitura e à produção de textos.

Atividade:
Fazer o plano de uma atividade de leitura do texto citado abaixo, relacionando-o com o assunto de nossa unidade. Proponha também uma produção de texto.

Texto1: A língua (pág. 172 e 173)
Texto 2; Língua/imagem – Cartão Postal(pág. 173)

Avaliação:
A partir do alcance dos objetivos e do interesse das atividades propostas.


TP 2 – ANÁLISE LINGUÍSTICA E ANÁLISE LITERÁRIA


UNIDADES 5 E 6


A proposta nesta etapa do trabalho com as unidades 5 e 6 é que escolha uma das experiências do Avançando na prática, páginas 17, 24, 30, 51, 56 e 65, para realizar com sua turma.

Escolha a que mais lhe pareça adequada ao momento dos seus alunos. Planeje bem a atividade, para que seja uma vivência realmente proveitosa para todos.

Seu registro deve ser um relato fiel da atividade em sala, acompanhado de sua própria avaliação sobre toda a experiência. Ele será socializado com toda a turma em nosso próximo e último encontro. Leve materiais produzidos por seus alunos como dados importantes para seu depoimento e que possam enriquecer a apresentação.



UNIDADES 7 E 8

Oficinas

Você poderá escolher uma das oficinas das páginas 149 ou 153 do TP2 para realizar com seus alunos.
Como sugestão: a interpretação de texto/charge de Quino (pág.153 a 155). O texto é interessante,além de contemplar a linguagem verbal e não verbal.



PRÓXIMO ENCONTRO 18 DE MAIO TERÇA-FEIRA
LOCAL : CE MARIA IZABEL RODRIGUES CAFETEIRA
HORÁRIO: 8:00 às 18h


SOCIALIZAÇÃO

No dia 18 de maio, socializamos as ações realizadas proporcionando um reencontro de apresentações, troca de experiências, materiais, muitos novos conhecimentos e retomada das concepções abordadas no TP1 e TP2. Para os poucos professores que ainda aguardavam o ano letivo iniciar, ficou estabelecido um prazo maior para entregarem seus relatórios posteriormente.


Laboratório do CE Maria Izabel Rodrigues Cafeteira – 18 de maio 2010

TRABALHOS DOS CURSISTAS


RELATÓRIOS DE TEORIA E PRÁTICA - GESTAR II

RELATÓRIO- TP1 UNIDADES 01 E 02
ESCOLA: C.E. Maria Izabel Cafeteira PROFESSORA: Rubia Novakoski da SilvaFORMADORA: Elaine Beatriz




Avançando na prática
Objetivos:
Identificar as variações lingüísticas Identificar as inúmeras possibilidades de variação da língua de acordo com o contexto. Identificar o dialeto do jovem na Língua Portuguesa.
Identificar a que tipo de linguagem eles usam com os colegas na sala de aula, na escola. Ampliação do vocabulárioCriação do dicionário dos jovensEtapas: 1- Dividi a turma em grupo de 4 alunos.
2 – Apresentei textos com várias linguagens regionais
3- Fizemos à leitura e a interpretação e atividade do texto O Bem Amado de Dias Gomes
3 – Ilustrei com imagens com o linguajar do piauiês, caipirês, lemos o texto a Cabocra de Mário Feijó.4- Apresentei a proposta de confeccionarmos um dicionário com palavras e termos usuais dos jovens do mundo atual e seu(s )significado(s).5- Após a confecção do dicionário, fizemos a leitura de alguns e discutimos que não devemos discriminar nenhuma linguagem , já que a língua é um sistema aberto e em construção, mas que devemos estar atentos ao contexto.
A leitura dos textos causou estranhamento aos alunos, a linguagem bem diferente da usada por eles e pelas pessoas que eles convivem. À medida que ia lendo os textos eles iam interagindo e falando o que significava as palavras. Foi feito a análise textual, passei uma atividade sobre o texto. Nesta hora que percebemos a dificuldade que os nossas alunos tem em relação à leitura e a interpretação textual, muitos nem conseguem transcrever de forma correta o que foi colocado no quadro.
No geral o trabalho foi muito bom, pois os alunos observaram que a linguagem deles, naquele momento, estava sendo valorizada, observaram que a língua é viva e por isso é um sistema aberto e oferece inúmeras possibilidades de variação de uso. Observei que o interesse pela atividade foi muito bom, pois estávamos falando de caso real, que no caso era o contexto deles. Para fechar a temática da variação linguística, levei a turma para assistirem Tapete Vermelho, um excelente filme para se trabalhar com a diversidade cultural e linguística, pois ele resgata essa cultura popular, valorizando tanto o cinema quanto a música sertaneja e o folclore de uma forma muito poética e apaixonante.

FINAL FELIZ

O Programa Gestar II Língua Portuguesa em Açailândia – MA, pela rede pública estadual foi um sucesso de aprendizagem. Isto pode ser visto, acompanhando este blog(HTTP://gestar-ideias.blogspot.com) , o vídeo produzido pela própria turma e os depoimentos gravados , o portfólio escrito da formadora e dos cursistas.

Agradeço a todos os colegas formadores, colegas de trabalho, a formadora Caroline Rodrigues em especial, a coordenadora estadual Delza Sampaio e claro meu colegas professores cursistas que contribuíram para este programa acontecer de fatos nas salas de aula e com resultados produtivos.


MAIS TRABALHOS DOS CURSISTAS E SEUS ALUNOS

Plano de Aula GESTAR II
C.E. MARIA IZABEL CAFETEIRAGESTAR II - Língua Portuguesa.AÇAILÂNDIA:17/05/2010.PROFESSORA:Rubia Novakoski da Silva.ORIENTADORA: Elaine Beatriz SÉRIE TRABALHADA: 7ª A, B, C02 aulas de 45 minutos.Plano de Aula
Objetivos: - Conceituar e identificar a frase;- Estabelecer a diferença entre frase, período e oração.Conteúdos:- Frases e observação de imagem para produção de texto;
- Texto: Maria e Pedro na cova do vento- Texto: Parceria. A velha contrabandista. Eixos: - Prática da oralidade e escrita.Metodologia:- Entrega da xerox do texto para os alunos
- Leitura silenciosa.
- Leitura
- Comentários a respeito do texto,
- Explicações sobre frase, período e oração.
- Trabalho com imagem para observação
- Escrever um texto descritivo sobre o que ela mostra. Recursos Utilizados: - Lousa, giz, folhas xerocadas, lápis, borracha, dicionário, cadernos.Avaliação:- Observar o desempenho, o interesse e a participação de cada aluno.

RELATÓRIO TP 2 GESTAR II
Objetivo
Conceituar e identificar a frase.
Foi utilizado na sala de aula na turma 8º ano, o texto “Maria e Pedro na cova do vento” de Maria Clara Machado (TP2).
Iniciamos lendo o texto, logo em seguida fizemos uma atividade de leitura e dramatização, proposta do avançando na prática. Pág.51.
Os alunos dramatizaram os trechos que aparecem no fragmento do livro à menina e o vento, algumas intervenções foram feitas a respeito da entonação das frases.
Durante a apresentação os alunos pronunciaram fragmentos escolhidos do texto com emoções variadas.
A aula tornou-se muito dinâmica a partir dessa atividade em que todos os alunos participaram e divertiram-se. De acordo com a entonação, os alunos foram indicando as pontuações mais adequadas para cada caso.
No término da aula os alunos observaram que a frase oral caracteriza-se por uma melodia específica, uma entonação e capaz de transformar uma palavra, uma frase e até um texto.
O que mais chamou atenção deles foi à disciplina Educação Cívica, muitos acharam que a palavra era um erro ortográfico, a o correto seria educação física.


Plano de aula GESTAR II
C.E. MARIA IZABEL CAFETEIRAGESTAR II - Língua Portuguesa. PROFESSORA: Rubia Novakoski da Silva.ORIENTADORA: Elaine Beatriz SÉRIE TRABALHADA: 7ª “A”, B, C02 aulas de 45 minutos.
AVANÇANDO NA PRÁTICA TP2 – UNIDADE 7 – PÁG. 56

Proposta de atividade é a produção de texto a partir de uma imagem. Expliquei sobre frases, período e oração. Escolhi algumas imagens bem interessantes que foram ampliadas e apresentei a turma. Pedi-lhes que a observassem com muita atenção, os detalhes e que analisassem a imagem e respondessem oralmente: a) O que você vê na imagem?b) Onde se passa a cena?c) Quais as cores que mais chamam sua atenção? Por quê?d) Quais elementos não aparecem por inteiro? Como você imagina que eles sejam?e) Você percebe detalhes nos elementos. Qual deles, ou quais, lhe chamam a atenção?f) Se alguém que não pudesse ver a imagem lhe pedisse para contar o que ela mostra, como você diria isso de forma resumida?g) Qual sua opinião sobre a imagem?Após a observação, falei para eles que produzissem um texto descrevendo a imagem.
Eles acharam a atividade um pouco difícil, mas também divertida, porque cada um criou uma história diferente em torno da mesma imagem.
Observei como a atividade foi importante para desenvolver a percepção dos alunos em pequenos detalhes, que às vezes passam despercebidos quando analisamos uma imagem.
Depois comentei com os alunos que os mesmos poderiam fazer algumas correções nos textos. Não houve tempo para essas correções.


Fernando Sabino:

De tudo ficaram três coisas… A certeza de que estamos começando… A certeza de que é preciso continuar… A certeza de que podemos ser interrompidosantes de terminar… Façamos da interrupção um caminho novo… Da queda, um passo de dança… Do medo, uma escada… Do sonho, uma ponte… Da procura, um encontro!


OUTROS TRABALHOS NO BLOG E IMAGENS...AGUARDEM







ELAINE BEATRIZ ROCHA QUEIROZ GOMES
12 DE JUNHO 2010

Um comentário:

  1. Oi,
    Sou de Rondônia e também faço Gestar II. É muito interessante acompanhar as atividades que vocês fazem. Nós, professores, podemos interagir com os alunos numa aula bem dinâmica tornando as atividades menos mecânica e mais reflexiva. O que não podemos deixar de fazer é levar para a sala de aula um planejamento bem feito. Podemos fazer nossos alunos se apaixonarem pela Língua Portuguesa. Este é o nosso desafio.
    Parabéns!

    ResponderExcluir