domingo, 3 de janeiro de 2010

RELATÓRIO XI - DÉCIMO PRIMEIRO ENCONTRO

DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
PROGRAMA DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II -
LÍNGUA PORTUGUESA



RELATÓRIO XI – Décimo Primeiro Encontro



Assunto: TP6 LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA II
Rede Estadual: Unidade Regional de Educação de Açailândia/MA - UREA
Turma: única
Município: Açailândia – MA
Encontro: 04/dezembro/2009 - 8 horas de estudos
Formadora: Elaine Beatriz Rocha Queiroz Gomes

ESTUDOS

Iniciamos o dia realizando a leitura compartilhada “Produção textual: planejamento e escrita” de Silviane Bonaccorsi Barbato – Unidade 22 do TP6, página 73 e 74, com a participação dos professores para realização de comentários. Deram ênfase ao aspecto da produção de um texto, seu ponto de partida, e de monitoração da escrita, a definição dos elementos da situação sócio-comunicativa, o estabelecimento do objetivo de escrita, considerando os leitores possíveis (interlocutores ou audiência), a função, o tema, o gênero, o nível de linguagem, o suporte (ou portador) do texto. O debate e exemplos sobre o planejamento da prática da leitura e escrita foi extremamente rico, citaram as redações do ENEM, as produções textuais (negativas e positivas) solicitadas por professores há um tempo e ainda hoje, etc.

Em PowerPoint estudamos “O Planejamento” (Unidade 22 – Seção 1), o objetivo, conteúdo teórico, etapas do planejamento, funções da linguagem, realizamos na prática a atividade 1 (pág. 76 a 80). Em seguida ouvimos e acompanhamos os vídeos (Youtube) das músicas: Tô nem aí – Luka, Tente Outra Vez – Raul Seixas, Sinal Fechado – Paulinho da Viola com a finalidade dos cursistas identificarem as funções da linguagem predominantes em cada uma.

Para encerrar esta seção foi proposta a produção de textos, de forma criativa e planejada conforme estudo, para exposição no painel a ser construído “Café com Criatividade”.

Posteriormente, os cursistas em duplas, apresentaram em PowerPoint, (slides produzidos por eles na tarde do encontro anterior) notebook e data-show os demais temas da Unidade 22, 23 e 24, contemplando sempre o assunto, objetivo, síntese do conteúdo e uma atividade prática. Este trabalho foi muito bom considerando que os cursistas tiveram oportunidade de exercitarem o planejamento do estudo vinculando teoria e prática, além de fazerem uso dos recursos tecnológicos tão necessários

Na oportunidade, discutimos que os recursos didáticos são meios próprios utilizados para ensinar, subsidiar os trabalhos no ambiente educacional. Os recursos didáticos dão suporte ao trabalho do professor para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, mas o papel do educador em atuar como um bom mediador é fundamental em relação a utilização dos citados recursos. Esses, devem ser utilizados no dia a dia da escola com o objetivo de enriquecer as aulas, introduzir ou revisar conteúdos, passar filmes e/ou músicas, dentre outras ações; enfim atender ao planejamento dos educadores.

No momento atual, em um novo cenário educativo, a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) traz uma enorme contribuição e novas possibilidades para a prática escolar. Destacamos o uso de computadores ligados a Internet, o uso de e-mails, blogs e os Objetos de Aprendizagem Virtuais, recursos que podem ser usados para dar suporte ao aprendizado nas diversas áreas.

O dia de estudos foi muito produtivo e a qualidade dos trabalhos apresentados foram satisfatórios.

ENCAMINHAMENTO

Produção de texto individual pelo cursista, visando à reflexão sobre o próprio processo de planejamento de escrita relacionando-o com o objetivo de sua atividade de escrita e situação sócio-comunicativa: escrever um texto, gênero à escolha, a fim de socializar com a turma e compartilhar em nosso “Painel: CAFÉ COM CRIATIVIDADE”.

IMAGENS DO DIA




Professores cursistas do Gestar II Língua Portuguesa em ação.

Formadora: Elaine Beatriz Rocha Queiroz Gomes

Açailândia - Maranhão


Nenhum comentário:

Postar um comentário