domingo, 23 de agosto de 2009

MEMORIAL

PROGRAMA GESTÃO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II
LÍNGUA PORTUGUESA

MEMORIAL
ELAINE BEATRIZ


Filha de normalista acompanhava minha mãe professora, todos os dias, para a sala de aula multisseriada, na zona rural, onde residíamos.
A sala de aula era dividida. Alunos da 1ª e 2ª séries de um lado da sala virados para a lousa; os de 3ª e 4ª séries se posicionavam ao contrário de frente à outra lousa.
A professora explicava os assuntos para um grupo enquanto o outro realizava atividades, e vice versa. Lia histórias para todos os estudantes simultaneamente, lembro bem da Cinderela, Três porquinhos, Fábulas de Esopo, neste livro, eu amava as cores, a encadernação, a capa dura, com as folhas plastificadas. O que mais chamava a atenção era a voz que ela dava aos personagens criando expectativas nos seus ouvintes.
Aos cincos anos fui para a cidade de Teófilo-Otoni/MG fazer uma cirurgia. Ao caminhar pela cidade lia as placas das lojas Casas Pernambucanas, Dragão Calçado e outras. Minha mãe ficou encantada, não acreditando que eu já sabia ler pegou um jornal e mostrava as palavras. Eu lia tudo.
Então foi uma festa, minha tia, que era professora também naquela cidade, me perguntou como eu aprendi a ler. Logo respondi: Isto é fácil, o difícil é fazer uma azito, tenho que fazer uma bolinha e puxar a pernita. E este fato tornou-se “piada” de família até os dias de hoje.
Sempre tive um respeito muito grande por todos os meus professores, sempre gostei de ler e estudar. Os conteúdos de Literatura bem como a leitura dos clássicos no ensino médio foram importantes para minha formação, talvez por isso também resolvi ser estudante do curso de Letras.
Era de extrema importância às aulas de OSPB. Solicitado pelo professor cada aluno lia durante as aulas textos selecionados individualmente das revistas Isto é, Veja, do jornal A Gazeta/ES, e outros. Ele sorteava o estudante pelo número da chamada, para ler e comentar o texto selecionado e lido anteriormente.
Considerava sem importância para mim enquanto estudante do ensino médio, o conteúdo de Matemática PA: Progressão Aritmética e PG: Progressão Geométrica. Atualmente continuo pensando o mesmo a respeito, pois nunca precisei utilizá-lo na minha vida.
A leitura que marcou este período foi a obra Dom Casmurro de Machado de Assis, considerando o trabalho realizado pelo professor, um júri simulado, com Capitu no banco dos réus, por crime de adultério.
No decorrer dos estudos no curso superior, foi o período em que mais li na escola. José de Alencar, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Carlos Drummond, Eça de Queiroz e inúmeros outros da Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa, como também Bechara, Mário Perini, Celso Luft ...
Tinha professores capacitados e aulas de qualidade.
A leitura que marcou a época foi solicitada pela professora de Literatura Inglesa O morro dos ventos uivantes, pela história emocionante e de difícil leitura por estar escrita toda em inglês.
Atualmente continuo sendo uma grande leitora, porém essas leituras estão muito direcionadas as necessidades do trabalho. Li recentemente Os melhores contos/ poemas/ crônicas brasileiros do século e muito sobre tecnologias da informação e comunicação, em especial sobre blogs.



Açailândia, 02 março de 2009

SEGUNDO ENCONTRO

DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
PROGRAMA DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA


RELATÓRIO II – Segundo Encontro

Assunto: Gestar II
Rede Estadual: Unidade Regional de Educação de Açailândia/MA - UREA
Turma: única
Município: Açailândia – MA
Encontro: 01/ 09/2009 8 horas de estudos
Formadora: Elaine Beatriz Rocha Queiroz Gomes


DIA GRANDE, MAS PRODUTIVO

Compartilhamos a leitura das biografias de professores cursistas, memoriais e o relatório referente ao encontro anterior realizados. Discutimos a estrutura e composição organizacional de cada um, como o uso dos verbos e pronomes na 3ª pessoa, ordem cronológica dos acontecimentos, as informações expressas para o lado pessoal ou mais para o profissional, filiação nas biografias, no gênero memorial a discriminação com muitos pormenores sobre as experiências de leitura de cada um da séries iniciais até os dias de hoje, nesses textos foi possível observar que muitos tiveram a oportunidade de ler somente na escola. O relatório elaborado e lido pela cursista Daiane, viabilizou a retomada importante e reflexiva sobre os acontecimentos do encontro anterior.

Utilizamos a estratégia da caixa de música (a caixa com perguntas, textos, atividades recortados e colados em papel dupla face, roda ao som de uma música acelerada, quando o professor para a música, quem estiver com a caixa, tira uma questão e socializa, pode pedir ajuda se precisar) para a turma responder as questões previamente planejadas referentes aos conteúdos apresentados na seção da Unidade 10 do TP3 Trabalhando com gêneros textuais – gênero literário e não literário. Ouvimos em CD e discutimos as questões propostas sobre o texto “José” de Carlos Drummond – estrofe, ritmo, rima, métrica, as repetições/musicalidade, função poética; os professores puderam confirmar concepções como gêneros textuais ou gêneros discursivos, características da linguagem poética, finalidade do gênero literário, texto literário e não literário; análise coletiva do texto “Lavadeiras de Moçoró”- Carlos D. de Andrade; Identificar gênero, temática, finalidade, leitores dos textos: “Frentista paga a conta”, “Máquina de costura”, “Belo belo minha bela”, “Touro”, além das discussões do texto “Atividade industrial e espaço geográfico”. Todos estes textos estão inseridos no TP3. Os professores elogiaram a estratégia utilizada, pois ela proporciona o estudo e a aprendizagem de forma prazerosa, além de possibilitar a participação de todo o grupo.

Através dos slides em powerpoint, estudamos o gênero poético; realizamos leituras em forma de jogral; analisamos “O operário em construção” de Vinícius de Morais, ouvimos a música ‘Construção’ de Chico Buarque trabalhamos este texto fazendo um paralelo com a tela “Acidente de trabalho” de Sigaud. Os professores cursistas colocaram sobre a importância de trabalhar esse material com os alunos, - as palavras, explorando a sonoridade, as significações, as imagens sonoras e poéticas pois constituem as marcas do gênero poético, envolvem o leitor. Destacaram a beleza do texto de Chico, o jogo de palavras utilizadas – as proparoxítonas – comparando com a demora da construção de um prédio, a comparação do homem a máquina e outras várias colocações. Citaram ainda Zé Geraldo, cantor mineiro que também tem uma música com tema semelhante. Enfim o texto literário se caracteriza pela exploração de imagens que as palavras podem criar e pela finalidade de proporcionar prazer aos leitores ouvintes. Estudo extremamente enriquecedor que favoreceu a ampliação dos conhecimentos dos docentes e dos alunos na ponta/sala de aula.

Também, em slides powerpoint, estudamos sobre o gênero cordel, analisamos imagens retiradas da Internet, o tipo predominante dessas imagens, realizamos leituras de textos em cordel.

Falamos sobre o projeto didático que teremos que desenvolver e aplicar como também sobre sua carga horária e organização conforme orientações no Guia Geral do Gestar II, página 51. Nesta discussão vários temas/gêneros, foram levantados para realização do projeto coletivo: poemas, lixo, cordel, folclore, cartas, etc. Decidindo a turma pelo tema “Cartas”. Os professores foram divididos em quatro grupos para elaboração extra-classe, do pré-projeto e posterior socialização e unificação do mesmo, considerando a opção da turma.

Os professores trabalharam em grupos; cada grupo ficou com duas oficinas, a oficina 1 da unidade 9 e 1 da unidade 10; outro com a oficina 2 da unidade 9 e a 2 da unidade 10, assim sucessivamente. Executaram as oficinas e planejaram a possibilidade de realizar na sala de aula com os alunos na escola. Socializamos as 16 oficinas das citadas unidades, apresentadas pelos grupos, promovendo intervenções e sugestões quando necessário.

Como trabalho pessoal cada cursista irá aplicar em sala a oficina Biografia do TP3, uma oficina à escolha dele da unidade 9 e outra da unidade 10 do AAA3. Além da aplicação deverá registrar o planejamento, as dificuldades de aplicação, os resultados positivos, o alcance do objetivo e principalmente a aprendizagem dos alunos.

Terminamos o dia com a certeza de que todas essas discussões são válidas para melhorarmos nossas ações como professores. Infelizmente o tempo sugerido para o curso é pequeno para explorarmos presencialmente as riquezas proporcionadas nos TPS e AAAS.

sábado, 22 de agosto de 2009

domingo, 16 de agosto de 2009

RELATÓRIO I

DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
PROGRAMA DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA


RELATÓRIO I

Assunto: Gestar II
Rede Estadual: Unidade Regional de Educação de Açailândia/MA - UREA
Turma: única
Município: Açailândia – MA
Encontro: 30/06/2009 8 horas de estudos


Aula Inaugural

Manhã de Expectativas


A aula inaugural do Gestar II Língua Portuguesa pela rede estadual de ensino, aconteceu no Centro de Ensino Lourenço Antônio Gallettti, no dia 30 de junho de 2009, com início às 8 horas. Contamos com a presença da Gestora de Educação da URE - Maria Luiza Oliveira Vieira, Diretora de Educação da URE - Ivanete Carvalho da Silva, Vice-prefeito - Antônio Erismar de Castro, Secretário Municipal de Educação de Açailândia - Sergiomar de Assis, SME de Cidelândia - Gilvan Ferreira, Assessor Técnico da SME de Itinga - Joás, vereadores de Açailândia - Márcio Aníbal e Marcos Aurélio, coordenadores e técnicos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de Açailândia e desta URE, diretores dentre outros.

Foram cantados o Hino Nacional e o Hino de Açailândia. Posteriormente a Gestora e Diretora de Educação desejaram bons estudos para todos, falaram sobre a importância da formação continuada, a adesão ao programa de formação e benefícios para a educação através do mesmo dentre outros aspectos. Fizeram uso da palavra também, os vereadores e vice-prefeito presentes.

Em seguida apresentamos o vídeo “Desafios da Formação de Professores”, da TV Escola, uma entrevista com a professora Bernadetti Gatti que aborda o papel da escola, e os principais desafios da formação de professores, como: enfatizar o sentido sociocultural dos conhecimentos, definir um papel profissional claro, formar formadores de professor, integrar as áreas de conteúdo e outros. Este vídeo gerou muitas colocações interessantes relativas à formação inicial dos educadores nas universidades e a prática em sala de aula, o que possibilitou a ênfase sobre o aspecto extremamente positivo do Gestar II que é vincular teoria e prática e vice versa.

A formadora do programa, Elaine Beatriz Rocha Queiroz Gomes, realizou uma exposição através de slides em Power Point sobre o Programa: O que é o Gestar II, objetivos e os objetivos do Gestar Língua Portuguesa, atores do programa, parceiros, organização – carga horária do curso, materiais de ensino-aprendizagem, estrutura dos TPs e dos AAAs, especificidades, certificação, avaliação, cronograma local. À medida que surgiam dúvidas, questionamentos, eles eram esclarecidoss de forma satisfatória.

De um jeito bastante informal, foram apresentados textos diversificados: 1. leitura da fábula A formiga boa de Monteiro Lobato e da 2. Fábula, com personagens virtuais, de Sérgio Caparelli, 3. declamação do poema Motivo de Cecília Meireles, 4. Informativo sobre a Lei 10.639/2003 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo a temática “História e Cultura Afro-brasileira”, 5. música Asa Branca de Luís Gonzaga, tocada em sanfona e cantada por todos e 6. poema em estrofes e versos rimados fechando o momento cultural. Cada apresentação, realizada por uma educadora diferente foi intercalada por uma cantiga de roda com a participação da plateia: Ai, Eu Entrei na Roda, Onde está a Margarida, Peixe Vivo, O Meu Boi Morreu, Ciranda Cirandinha. Os cursistas identificavam o gênero textual após cada texto apresentado

Todos os professores cursistas receberam uma pasta contendo uma camiseta, o folder explicativo referente o Gestar II Língua Portuguesa, o cronograma do curso que acontecerá em 15 encontros de 8 horas cada, o TP3 e AAAs3 versão do aluno e versão do professor e Guia Geral.

Ainda foi servido um lanche de qualidade, no final dos trabalhos, que foi muito bem apreciado por todos.

A aula inaugural foi realmente um sucesso!




Tarde de Estudos

No espaço exclusivo para o Gestar II, proporcionado pela Secretaria Municipal de Educação, estão sendo realizados também os encontros da Rede Estadual. Espaço adequado, limpo, com bebedouro, banheiro, ar condicionado e ventilador, mesas e cadeiras propícias para desenvolver trabalhos em grupo, além dos recursos tecnológicos necessários como: data show, computador, quadro e outros.

Iniciamos os estudos da tarde com uma breve apresentação dos cursistas e em seguida da formadora. Fizemos a leitura compartilhada do texto “A moça tecelã”de Marina Colasanti que produziu vários comentários interessantes além das minhas intervenções, como: a beleza do texto, concepção do termo tecer, tecer o texto e tecer a vida, destecer, entrelaçar e trançar as palavras, as figuras de linguagem, a coesão e coerência, a comparação com o “Tecendo a manhã”de João Cabral, etc, momento muito enriquecedor.

Manuseamos o TP3 e AAAs3, as unidades, as seções, atividades e oficinas para conhecerem o material de estudo. Discutimos sobre o papel do formador como articulador dos estudos, administrador do tempo, organizador dos grupos de trabalhos, responsável pela promoção do debate, das sínteses das idéias e outras ações.

Para o levantamento dos conhecimentos prévios referentes ao assunto gêneros textuais, distribuí pequenos cartazes para as duplas identificarem o gênero do texto, tema, finalidade, leitores e outras informações que achassem importante. Esta atividade possibilitou identificar que a maioria reconhecia o gênero apresentado, como também alguns confundiam gênero e tipo textual. Assistimos ao vídeo: “Gêneros Textuais”- Youtube - a fim de ampliar esse conhecimento.

“Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado” de Maria Luiza Coroa, gerou mais discussões sobre o tema e novas aprendizagens. Fizemos o estudo da Seção um utilizando o data show, as imagens (pessoas trabalhando), textos (Biografia de Carlos Drummond, a receita e propaganda) e atividades do TP (em pdf). Os cursistas foram divididos em grupos para realização das demais atividades propostas na Unidade 9. Compreenderam o que é competência sociocomunicativa vinculando a anedota apresentada no material; a diferença entre práticas sociais e práticas discursivas; fizeram a oficina “o jogo na sala de aula”p.31, produziram uma nova receita; colocaram em cartaz as ideias principais do texto “Gêneros textuais: definição e funcionalidade” de Marcuschi. Além disso trabalhamos em power point as questões sobre este texto de referência, proporcionando uma discussão sobre gêneros que envolvem as novas tecnologias da informação e comunicação como chat, orkut, msn que os alunos dominam bem.

Trabalho Pessoal

Encaminhamento das seguintes atividades:
1- Produção da biografia pelo cursista e aplicação da oficina em sala de aula;
2- Produção do Memorial (de leitura) seguindo o roteiro;
3- Preenchimento da ficha do cursista;
4- Relatório do dia pela professora Daiane.


Avaliação pelos professores em palavras: interessante, qualidade, ótimo, enriquecedor, inteligente, diferente, conhecimentos, diferenciado, material rico,etc.
Elaine Beatriz, 30 de junho de 2009

ONDE ESTAMOS



Açailândia, Maranhão, localizada no centro-oeste do Estado, no maior entroncamento rodo-ferroviário do norte-nordeste, ocupa uma área de 5.806,31 Km2. Bioma:Amazônia. Sua vegetação reflete o clima tropical. Conforme o censo demográfico IBGE 2007, a população é de 97.034 habitantes.

Em relação a economia destaca no setor secundário com cinco siderúrgicas, e ainda no setor primário com pecuária praticada de forma extensiva e intensiva. Também apresenta um comércio consolidado. Por causa da sua diversidade econômica, ocupa a segunda posição no que se refere à arrecadação de impostos no Estado do Maranhão.

Desde a primeira escola aqui fundada, já havia uma preocupação com a formação pedagógica dos professores, no sentido de se buscar uma educação de qualidade. Naquela época traziam professores de outras localidades; hoje, Açailândia dispõe de profissionais devidamente qualificados que promovem a formação continuada de educadores, possibilitando, assim, uma troca de saberes e experiências para o enriquecimento de nossa prática pedagógica e a ampliação da qualidade do ensino-aprendizagem em todas as escolas da rede pública municipal.



segunda-feira, 3 de agosto de 2009

OLÁ!!!!

Seja bem vindo(a)!
Aqui neste blog, você encontrará informações, vídeos, fotos, textos diversos e muitas outras interessantes ideias letradas.
Aguardo,
Elaine Beatriz
Gestar II - Açailândia - MA